Sobre mim
Catarina Cortes Pereira

Sou conservadora restauradora desde 2007, mas tenho andado um pouco por todo lado, incluindo Portugal e Espanha a aprofundar os meus conhecimentos e experiências.
A última aventura foi fazer um doutoramento, que fiz com o apoio de uma bolsa de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH / BD / 116315/2016). Presentemente aguardo a defesa da tese e, entretanto, tenho investigado sobre colecções de negativos fotográficos associada como investigadora integrada à Escola das Artes, CITAR, Universidade Católica Portuguesa, no Porto.
A minha tese foca o retoque de negativos em gelatina e vidro de várias colecções portuguesas da primeira metade do século XX. É um projecto que me tem dado muitas oportunidades incluindo a colaboração com o Centro Português de Fotografia ou o Laboratório de Materiais [LabMat] da Faculdade de Belas Artes da Universidade Complutense de Madrid.
Estas colaborações e outras permitiram-me a organização de pequenos eventos dedicados a temas de Conservação, a organização de uma exposição de fotografia que se realizou em Estremoz em 2018, a participação em várias conferências e a publicação de vários textos.
Em breve irei acrescentar mais
Especializações
A minha experiência foca-se principalmente em 3 grandes áreas da Conservação e Restauro
a Pintura, os Documentos Gráficos e a Fotografia.
A pintura, dita de cavalete, a óleo, têmpera ou outros media.
Poder-se-ia dizer que tudo são documentos gráficos, mas em Conservação e Restauro, entendem-se como documentos agrupados ou soltos como os livros, pergaminhos, cartazes, aguarelas, gravuras, etc...
A Fotografia inclui negativos, provas, álbuns, grande formato, impressões digitais contemporâneas. Além de restauro dos objectos também faço restauros digitais














